Creatina: para que serve, como tomar e quais os benefícios para o treino (2023)

Se você pratica atividades físicas que exigem principalmente força e explosão, como musculação ou corrida de curta distância, já deve ter se perguntado para que serve a creatina. Em resumo, a substância é um dos suplementos que vale a pena tomar para ter melhor desempenho no exercício.

Porém, como boa parte das substâncias consumidas por atletas para aumentar a performance, ela ainda gera muitas dúvida e é cercada de mitos. A seguir, explicamos melhor o que é a creatina, quando tomar e como ela pode ajudar você a obter melhores resultados no exercício.

O que é creatina?

Creatina: para que serve, como tomar e quais os benefícios para o treino (1)

(Video) Creatina: Para que serve e quais benefícios

A creatina é um composto produzido pelo fígado, rins e pâncreas, a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina, metionina). A substância também está naturalmente presente em carnes, peixes, frango, ovo, frutos do mar, leite e derivados. Em nosso organismo, ela é armazenada em grande parte nos tecidos musculoesqueléticos e, em menor quantidade, no coração, músculos lisos, cérebro e testículos. Em geral, nosso corpo produz cerca de 1 grama de creatina por dia e outro 1 grama é ingerido na dieta.

Para que serve a creatina?

O suplemento é recomendado para o aumento da força, da potência e da massa muscular (hipertrofia). A substância traz esses ganhos para o treino (quando aliada a uma boa dieta e um programa de exercícios adequado, é óbvio) por estar envolvida na produção de ATP, fonte de energia usada pelos músculos em exercícios predominantemente anaeróbicos (de alta intensidade e curta duração), como musculação, saltos, arremessos de peso e corridas muito curtas.

É importante saber que consumir a creatina não aumenta a massa muscular (é preciso malhar para conseguir isso). Basicamente, o que o suplemento faz é elevar a tolerância do atleta ao esforço e retardar a fadiga, permitindo que ele use cargas maiores e tenha um melhor desempenho nos exercícios —o que consequentemente vai gerar ganhos maiores. Além disso, por ser armazenada nos músculos juntamente com a água, a substância leva a um aumento do volume muscular.

Creatina: para que serve, como tomar e quais os benefícios para o treino (2)

(Video) Creatina: o que é, quando tomar e seus benefícios

Como tomar creatina?

Grande parte dos suplementos de creatina é em pó, com ou sem sabor. A recomendação é que a substância seja diluída em água ou bebida de preferência de quem irá consumi-la (suco, leite, vitamina etc.), conforme orientação do nutricionista. Uma dica muito comum é misturar o suplemento a uma bebida com carboidrato (suco ou bebidas esportivas). Estudo publicado no Journal of Exercise Physology, da Sociedade Americana de Fisiologistas do Exercício, aponta que o consumo de creatina com glicose (açúcar) aumenta seu acúmulo nos músculos, quando comparado ao uso de creatina misturado com água.

Quanto tomar de creatina?

De acordo com a regulamentação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), uma dose do suplemento deve fornecer de 1,5 gramas a 3 gramas de creatina. Existem diferentes estratégias para se administrar a substância e muitas delas, inclusive, levam em conta o momento de treino do atleta (se é um período próximo da competição ou fase com exercícios mais intensos, por exemplo), daí a importância da orientação de um nutricionista e de um profissional de educação física (que saberá das capacidades físicas que serão mais exigidas naquele momento específico da prática esportiva).

Uma estratégia muito comum envolve o consumo de altas doses (20 g a 30 g de creatina por dia) durante cinco a sete dias (é o chamado loading) —para aumentar rapidamente a concentração da substância nos músculos —, seguido do consumo de doses menores (5 g por dia) durante três meses (fase de manutenção, ou seja, para manter o nível do composto no organismo). Depois, é indicada a interrupção do suplemento por cerca de um mês (fase de descanso), para que o corpo não se adapte à substância.

Já para os atletas que não necessitam de rapidez na "carga" de creatina, pode ser recomendada a ingestão de 3 g do suplemento ao dia, por três meses ou mais —em longo prazo (após cerca de 28 dias), essa estratégia vai proporcionar aumento do nível da substância semelhante ao obtido com a estratégia de loading e manutenção.

(Video) CREATINA: VOCÊ NÃO SABE TOMAR! - O que a creatina pode fazer pela sua saúde

Também existem protocolos que sugerem a dose diária de creatina conforme o peso corporal do atleta ou sua faixa etária, daí a importância de procurar um nutricionista para avaliar individualmente a quantidade e o tempo de suplementação.

É melhor tomar creatina antes do treino ou depois?

Pesquisas mostram que o momento do dia que o suplemento é ingerido não faz tanta diferença na performance durante o exercício ou na recuperação após a atividade. Os benefícios do consumo da creatina são obtidos graças ao aumento do nível da substância nos músculos, o que ocorre com a ingestão regular e não imediata.

Creatina tem efeitos colaterais? Quem não pode tomar?

Algumas pessoas podem sofrer problemas gastrointestinais como diarreia, dor de estômago e náuseas ao consumir a creatina. Cãibras também são relatadas.

Crianças e gestantes não devem ingerir o suplemento. Já pessoas com problemas de saúde específicos e idosos devem verificar com um médico se podem utilizar a substância.

Quais os perigos do excesso de creatina?

É de extrema importância ter orientação nutricional e não ultrapassar a dosagem recomendada de qualquer suplemento. No caso da creatina, alguns especialistas alertam que o consumo excessivo (leia mais de 30 gramas por dia), em longo prazo, pode levar a disfunções no fígado, nos rins e até a alterações no ritmo cardíaco, apesar de os estudos sobre isso serem limitados e inconclusivos. De qualquer forma, é mais seguro evitar o exagero, até porque ele não traz benefícios à performance.

Creatina engorda ou faz inchar?

A substância não aumenta a quantidade de gordura corporal, porém, pode levar, sim, a um ganho de peso. Primeiro porque, com o treino regular, dieta adequada e uso da substância, seus músculos vão crescer (e músculo pesa). E segundo porque com o aumento do nível de creatina nos músculos também há uma elevação da quantidade de água dentro deles —e essa água não só pesa como aumenta o volume muscular (incha). "Mas isso não quer dizer que o suplemento vai fazer o indivíduo engordar ou ficar inchado no sentido mais lato da palavra", explica Hamilton Roschel, coordenador do grupo de pesquisa em fisiologia aplicada e nutrição da USP (Universidade de São Paulo).

A creatina prejudica os rins?

Como já falamos, a ingestão regular da substância com orientação nutricional e/ou médica é segura. No entanto, especialistas defendem que a ingestão excessiva e por longos períodos do suplemento eleva a concentração de creatinina na urina, podendo causar um comprometimento dos rins. Por isso, só use a substância com orientação profissional.

Creatina melhora o desempenho na corrida de rua?

Não. Corridas de longa distância, como as realizadas na rua, são atividades predominantemente aeróbicas e a creatina aumenta o desempenho em esportes que exigem força e potência (atividades anaeróbicas). Além de não trazer benefícios para a performance, a creatina pode até prejudicar o seu desempenho na corrida. Motivo: em corridas de longa distância, quanto mais leve o atleta melhor tende a ser seu rendimento e a creatina favorece o ganho de peso (devido ao acúmulo de água e aumento da massa muscular). Já corredores de prova em pista (100 m e 200 m rasos, por exemplo), podem se beneficiar do uso de creatina, pois força e potência são essenciais nessas competições.

(Video) CREATINA: COMO TOMAR? QUAL HORARIO? PARA QUE SERVE?

Posso tomar creatina junto com cafeína?

Essa questão ainda é controversa e faltam trabalhos científicos de relevância para responder a questão. Alguns pesquisadores defendem que a combinação é prejudicial, pois a cafeína prejudica os efeitos ergogênicos (aumento de força e massa muscular) da creatina. Como isso aconteceria? A cafeína tem efeito diurético —ou seja, estimula seu organismo a eliminar água — e, como já explicamos, a creatina é armazenada nos músculos juntamente com água. Então, ao perder essa água você vai perder também a creatina.

Porém, outros cientistas consideram que após a carga de creatina (loading) a cafeína não afeta tanto o nível da substância nos músculos. Além disso, substâncias diuréticas estão presentes no nosso dia a dia (no café, no chá verde e até na cerveja) e não só no suplemento de cafeína. Na dúvida, o ideal é sempre se consultar com um nutricionista para saber qual estratégia é melhor para você em cada fase de treinamento.

Fontes: Hamilton Roschel, coordenador do grupo de pesquisa em fisiologia aplicada e nutrição da USP (Universidade de São Paulo).Audrey Yule Coqueiro, nutricionista e pesquisadora em ciência dos alimentos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo); Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo, e especialista em suplementação nutricional aplicada ao exercício pela USP; Ana Paula Hayashi, nutricionista na Pulse Medicina Esportiva Integrada, em São Paulo e especialista em obesidade, emagrecimento e saúde pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo; Eliane Paiva, professora de nutrição da Unisuam, no Rio de Janeiro, e pós-graduada em segurança alimentar e qualidade nutricional pelo IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia); e Paola Machado, fisiologista do exercício, mestre em ciências da saúde e doutoranda em nutrição pela Unifesp e colunista do VivaBem.

FAQs

Qual a forma correta de tomar a creatina? ›

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.

Qual a função da creatina no treino? ›

Como vimos, a creatina age no corpo principalmente na produção de energia para as nossas células musculares, ou seja, a suplementação irá estimular a capacidade dos músculos em desempenhar suas funções, aumentando sua força e seu potencial para atividades físicas.

Qual a melhor forma de tomar a creatina para ganho de massa muscular? ›

A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos. A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).

Quanto tempo a creatina começa a fazer efeito no corpo? ›

Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito? É possível notar os efeitos da creatina após cerca de 3 semanas de utilização, ou 1 semana se realizado o processo de saturação.

Porque creatina incha a barriga? ›

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

Porque quem toma creatina tem que beber muita água? ›

– Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia.

Quais os problemas que a creatina pode causar? ›

Os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, diarreia, câimbras e desidratação. Existe ainda a hipótese de uma relação entre o consumo de creatina e aumento na incidência de cálculos renais. Em pessoas com asma, a creatina pode causar exacerbações da doença.

Como fazer a creatina fazer efeito mais rápido? ›

[ATUALIZADO] COMO TOMAR CREATINA | RÁPIDO E FÁCIL

É possível crescer só com creatina? ›

Muita gente acha que a Creatina provoca apenas um inchaço no músculo, que causaria a aparência de um maior volume muscular mas sem efetivamente aumentar a massa magra. que isso não é verdade.

Quem não pode tomar creatina? ›

Quem pode e quem não pode consumir

A creatina geralmente é recomendada para indivíduos praticantes de atividades físicas de força de alta intensidade e curta duração. Este suplemento não pode ser consumido por lactantes e gestantes por falta de estudos sobre seus efeitos nestes públicos.

O que tomar para aumentar glúteos e pernas? ›

Não é à toa que o Whey Protein é um dos suplementos mais recomendados para quem deseja turbinar o treino para bumbum. Além de aumentar a força e o rendimento físico, ele melhora a recuperação após os exercícios e aumenta a produção de músculo.

Faz bem tomar creatina? ›

Tomar creatina nas doses recomendadas não faz mal para o organismo, pois as doses recomendadas são muito reduzidas, o que faz com que não exista quantidade suficiente para sobrecarregar os rins ou o fígado.

Quem quer perder peso pode tomar creatina? ›

O suplemento favorece o emagrecimento ao ajudar a manter o tecido muscular magro e o metabolismo ativo, o que influencia a queima de gordura e perda de peso. Outro aspecto positivo é que a creatina possui propriedades hidratantes, o que beneficia o metabolismo.

Tem que tomar creatina em jejum? ›

Pode tomar com o estômago vazio? Outra dúvida muito comum entre pessoas que utilizam suplementos é se tomar creatina com o estômago vazio faz mal. “Não tem nenhuma evidência científica que prove que faz mal tomar creatina em jejum, muita gente até usa a creatina pra quebrar o jejum intermitente.

Quantos quilos a pessoa ganha com creatina? ›

A creatina não engorda (acúmulo de gordura). Mas é comum praticantes de musculação citarem que os ganhos de peso com a creatina variam entre 2 e 5 kg.

Qual a creatina mais vendida? ›

Creatine Monohydrate

A creatina Universal é uma das mais vendidas no mundo, por isso, não poderia faltar nas nossas sugestões. Sua fórmula é 100% pura e fornece 3 g de creatina monohidratada por porção diária. Quanto ao seu rendimento, a embalagem com 200 g dura por cerca de 2 meses.

Quais os benefícios da creatina para a pele? ›

Além de oferecer uma melhor complexão e reduzir os sinais do envelhecimento, as fórmulas de creatina também podem aumentar a quantidade de água nas suas células. Isso significa que a sua pele permanecerá hidratada, com uma aparência radiante.

Como saber se a creatina é verdadeira ou falsa? ›

O número de registro deve ser declarado na rotulagem do produto e pode ser conferido se for feita uma pesquisa no portal da Anvisa. Esse é um jeito de conferir se o suplemento que contenha enzimas ou probióticos passou mesmo pelos procedimentos sanitários e de segurança e se é original.

Quantas vezes tem que tomar creatina por dia? ›

Como tomar Creatina? O consumo da creatina como suplemento deve ser de 3 a 5g por dia, todos os dias da semana (com treino ou não) por um período contínuo. Não é necessário ciclo ou saturação.

Quanto tempo devo tomar a creatina antes do treino? ›

A creatina pode ser ingerida tanto antes quanto depois do treino. No entanto, é válido ressaltar que esse é um amplo debate entre profissionais da área da saúde, já que até o momento não há comprovação científica sobre qual horário é mesmo o indicado para tomar o suplemento.

Qual a diferença de creatina em pó ou cápsula? ›

A creatina em pó apresenta o melhor custo-benefício, já que pode durar mais do que a creatina em cápsulas. No entanto, a creatina em cápsulas é mais prática que a creatina em pó. Também existem vários tipos de creatina que transitam o mercado.

Qual o melhor suplemento creatina ou whey protein? ›

Quem é melhor: Whey Protein ou Creatina? É complexo apontar um produto melhor, já que o Whey Protein age de uma maneira e a creatina obedece outro padrão de comportamento no corpo. Entretanto, para quem deseja apenas manter a saúde e ganhar massa magra, o Whey Protein leva vantagem.

Qual a creatina mais vendida no Brasil? ›

As 11 Melhores Creatinas (Atualizado em 2022)
1Universal Creatine Creatina mais vendida
2Max Titanium Creatine Melhor Creatina Nacional
3Darkness Creatine Creapure Melhor Creatina nacional
4Probiótica Creatina Monohidratada Melhor Creatina do mercado
5Black Skull Creatine Turbo Melhor Creatina Monohidratada
6 more rows

Porque creatina dá vontade de urinar? ›

Aumentando a concentração de creatina nas células musculares, é criado um gradiente osmótico (diferença de concentração) que provoca a entrada de água nas células musculares. Isto é a chamada retenção hídrica, que de fato ocorre.

O que tira o efeito da creatina? ›

A cafeína tem efeito diurético, ou seja, estimula a eliminação de líquidos pelo corpo. A creatina precisa de água para ser armazenada nas células musculares. Logo, consumir café e outros alimentos com cafeína faz o corpo perder mais água, o que prejudica a absorção de creatina.

Tem testosterona na creatina? ›

A creatina é um esteróide anabolizante? Os esteróides anabolizantes são uma versão sintética da testosterona, um hormônio androgênico, e é usado em conjunto com o treinamento de resistência com a intenção de aumentar a massa muscular e força devido ao aumento na síntese de proteína muscular.

Quem toma creatina pode tomar café? ›

Se você pratica esportes e exercícios físicos de alta intensidade, faz uso de suplementação e fica na dúvida sobre a combinação entre creatina e cafeína, saiba que estudos indicam que os dois suplementos podem ser consumidos juntos, assim como a creatina com café.

Pode tomar creatina com água gelada? ›

A creatina pode ser ingerida com água morna ou quente, para ajudar na dissolução, ou junto a carboidratos simples, que facilitam a entrada do suplemento no músculo e melhoram a sua utilização pelo organismo.

Qual suco posso tomar creatina? ›

Também faz sentido tomar creatina com bebidas açucaradas (por exemplo, suco de uva) ou com uma refeição, porque os músculos do seu corpo podem absorver a creatina mais facilmente quando a insulina está presente. Mas tomar creatina ou suplementos de creatina sem bebidas açucaradas é igualmente eficaz.

O que não pode comer quando está tomando creatina? ›

Evite consumir produtos que possuem cafeína (como refrigerantes, guaraná natural, café e alguns chás), pois quando ingerida em excesso, ela tem a capacidade de reduzir os efeitos da creatina. Você pode tomar um café pequeno por dia, pela manhã, sem interferir na ação da creatina.

O que acontece se eu tomar creatina é não treinar? ›

Creatina engorda se não malhar? A Creatina não foi desenvolvida especificamente para emagrecimento, ela é indicada para esportes de alta intensidade. Então, ao consumi-la sem malhar pode gerar inchaço. Por isso, não tome creatina sem malhar.

Qual a quantidade de água para tomar a creatina? ›

Quantidade de água

O indicado é, no mínimo, 35 ml de água para cada quilo de peso. Esse valor é considerado o mais indicado para todas as funções que nosso corpo necessita e com certeza será suficiente mesmo com a inclusão da creatina no dia a dia.

Qual e a vitamina que aumenta o bumbum? ›

Abacate. A fruta entra na lista de alimentos para o bumbum porque, além do fornecimento de gorduras, proteínas e fibras saudáveis​, o abacate é rico em vitamina C, potássio, vitamina B6 e magnésio.

Como engrossar as coxas em 3 dias? ›

Exercícios para glúteos e posterior da coxa
  1. Agachamento. O agachamento pode ser feito com o peso do próprio corpo ou com a barra, devendo ser feito na academia sob orientação de um profissional para evitar possíveis lesões. ...
  2. Afundo. ...
  3. Stiff. ...
  4. Levantamento terra. ...
  5. Cadeira flexora. ...
  6. Leg press. ...
  7. Cadeira extensora.

Como aumentar 5 cm de glúteos em uma semana? ›

Exercícios para aumentar os glúteos
  1. Agachamento com avanço. Nesse exercício deve-se caminhar dando passos largos e a cada passo deve-se agachar. ...
  2. Subida na cadeira com apenas 1 perna. ...
  3. Agachamento com salto.

Qual a forma correta de tomar a creatina? ›

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.

Quem só faz caminhada pode tomar creatina? ›

Não há a necessidade de incluir esse suplemento para esse tipo de atividade física. A creatina é interessante em atividades mais vigorosas, que exigem mais do organismo.

Como perder barriga tomando creatina? ›

A orientação poderá partir do nutricionista, mas alguns protocolos indicam tomar 5g/dia, 1 hora antes do treino. Existem protocolos que indicam tomá-la pela manhã em dias sem treino. Outra indicação é consumir carboidratos junto com a creatina, assim facilitará o seu transporte para dentro dos músculos.

Como tomar creatina e não inchar? ›

CREATINA causa RETENÇÃO? VOU FICAR "INCHADO"? - YouTube

Qual a melhor hora do dia para tomar creatina? ›

Melhor horário para tomar creatina

A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos. A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).

Porque creatina incha a barriga? ›

Conhecida por causar retenção de água, a creatina recebeu por um tempo a fama de provocar inchaço corporal. Porém, a retenção de água que ela provoca é pequena e ocorre dentro das células Esse, inclusive, é um fator que favorece o aumento do crescimento das fibras musculares, em resposta ao treinamento de força.

Quanto tempo a creatina começa a fazer efeito no corpo? ›

Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito? É possível notar os efeitos da creatina após cerca de 3 semanas de utilização, ou 1 semana se realizado o processo de saturação.

Tem que tomar a creatina todos os dias? ›

Nós recomendamos consumir creatina continuamente. A dose diária recomendada é entre 3 e 5 gramas. O consumo contínuo de creatina - em dias de exercícios e treinos, bem como nos dias de descanso - favorece um rendimento maior e o fortalecimento dos músculos.

Quantas vezes tem que tomar creatina por dia? ›

Como tomar Creatina? O consumo da creatina como suplemento deve ser de 3 a 5g por dia, todos os dias da semana (com treino ou não) por um período contínuo. Não é necessário ciclo ou saturação.

Como medir 5 g de creatina? ›

Como Medir 5g de Creatina Universal - YouTube

Qual a quantidade de creatina devo tomar por dia? ›

O uso de quantidades moderadas de creatina mostrou benefícios. Portanto, nós recomendamos tomar de 2 a 3 gramas de creatina monohidratada por dia.

Quantos ml de água para 5g de creatina? ›

Por fim, um dos maiores mitos que envolvem a creatina é justamente a quantidade de água. Em geral, a recomendação deve ser a mesma de qualquer pessoa, sem aumento na quantidade de água. O indicado é, no mínimo, 35 ml de água para cada quilo de peso.

Quais os riscos do uso da creatina? ›

Pode provocar distrofia muscular; cãibras. Náuseas e vômitos; desconforto estomacal. Diarréia; tonturas; desregula a atividade hormonal. Complicações cardíacas, renais e do fígado.

Como fazer a creatina fazer efeito mais rápido? ›

[ATUALIZADO] COMO TOMAR CREATINA | RÁPIDO E FÁCIL

Tem que tomar creatina em jejum? ›

A creatina pode ser tomada em qualquer momento do dia, pois tem um efeito cumulativo no corpo e não imediato, não existindo por isso a necessidade de tomar o suplemento numa hora especifica.

Quanto tempo devo tomar a creatina antes do treino? ›

A creatina pode ser ingerida tanto antes quanto depois do treino. No entanto, é válido ressaltar que esse é um amplo debate entre profissionais da área da saúde, já que até o momento não há comprovação científica sobre qual horário é mesmo o indicado para tomar o suplemento.

Quem não pode tomar creatina? ›

Quem pode e quem não pode consumir

A creatina geralmente é recomendada para indivíduos praticantes de atividades físicas de força de alta intensidade e curta duração. Este suplemento não pode ser consumido por lactantes e gestantes por falta de estudos sobre seus efeitos nestes públicos.

O que acontece depois de parar de tomar creatina? ›

É possível que o tamanho dos seus músculos diminua após descontinuar a creatina. Porém, se você continuar com todos os outros aspectos da sua rotina, incluindo uma nutrição adequada e treinos de resistência, você poderá manter sua força e massa muscular.

Faz bem tomar creatina? ›

A creatina parece, sim, proporcionar real ganho de massa muscular quando associado a um programa rotineiro de musculação. Além da melhora atlética e do exercício, estudos também mostram que a suplementação de creatina pode melhorar a recuperação pós-exercício e ajuda a prevenir lesões.

Pode tomar creatina com água gelada? ›

A creatina pode ser ingerida com água morna ou quente, para ajudar na dissolução, ou junto a carboidratos simples, que facilitam a entrada do suplemento no músculo e melhoram a sua utilização pelo organismo.

Quantas gramas tem um dosador de creatina? ›

Sugestão de uso: Diluir a porção de 3 g (1 dosador), em bebida de sua preferência e consumir uma vez ao dia, ou conforme orientação profissional.

Como dissolver creatina na água? ›

Os suplementos de creatina monohidratada e creatina geralmente são oferecidos como um pó que deve ser dissolvido em água ou suco. Água morna ou chá facilita o processo de dissolução. A creatina monohidratada dissolve-se um pouco mais lentamente em água fria ou outras bebidas frias, mas não é menos eficaz.

Videos

1. Creatina I O que é, para que serve, efeitos e como tomar
(Max Titanium)
2. Como usar Creatina para ganhar massa muscular
(Marília Pinheiro Nutri)
3. Creatina Como Tomar? ‖ Dr. Moacir Rosa
(Dr. Moacir Rosa)
4. Tomar creatina antes ou depois do treino?
(Leandro Twin)
5. Como tomar creatina em 5 minutos
(Leandro Twin)
6. MELHOR HORÁRIO PARA A CREATINA E COMO DIVIDIR SEUS TREINOS | CARIANI RESPONDE
(Renato Cariani)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Barbera Armstrong

Last Updated: 03/05/2023

Views: 5743

Rating: 4.9 / 5 (59 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Barbera Armstrong

Birthday: 1992-09-12

Address: Suite 993 99852 Daugherty Causeway, Ritchiehaven, VT 49630

Phone: +5026838435397

Job: National Engineer

Hobby: Listening to music, Board games, Photography, Ice skating, LARPing, Kite flying, Rugby

Introduction: My name is Barbera Armstrong, I am a lovely, delightful, cooperative, funny, enchanting, vivacious, tender person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.