O que é e como saber o Qualis de uma revista científica? (2023)

A publicação de artigos científicos é um processo importante na formação e na continuidade da formação acadêmica de um pesquisador. Por isso, é importante que alunos de graduação e, principalmente, de programas de pós-graduação conheçam a avaliação das revistas científicas nas quais desejam publicar suas produções.

No Brasil, o principal método de avaliação de qualidade das revistas científicas é o sistema Qualis Periódicos, que classifica os periódicos em 8 categorias de qualidade.

Neste artigo, falamos mais sobre este sistema, como funciona esta classificação e como saber o Qualis de uma revista científica. Confira!

Saiba o que é o Qualis Periódicos

O Qualis Periódicos é um sistema cujo objetivo é classificar a produção intelectual de programas de pós-graduação strictu sensu (ou seja, cursos de mestrado e doutorado) em relação aos artigos publicados em periódicos científicos.

Este sistema foi criado em 1998 pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) como uma referência de qualidade, que auxilia a comunidade acadêmica a identificar as publicações que possuem maior rigor científico.

Assim, são avaliados periódicos nacionais e internacionais através de uma série de critérios pelas áreas do conhecimento em que se enquadram. Mas não se trata de uma avaliação definitiva. O processo de avaliação ocorre anualmente, englobando não só as novas revistas, mas aquelas que já constam no sistema Qualis. Desta forma, o sistema se mantém atualizado e um fator relevante para a avaliação de programas de pós-graduação das universidades brasileiras.

Desde a sua criação, o Qualis já passou por algumas revisões da sua classificação, que visa o aprimoramento do sistema a partir da melhoria e correção de problemas detectados. Assim, o encerramento do quadriênio vigente 2017-2020 trouxe algumas mudanças na classificação para o próximo período, como é o caso das indexações e de novas áreas.

(Video) O QUE É E COMO BUSCAR O QUALIS DE UMA REVISTA CIENTÍFICA? (passo a passo)

No entanto, a classificação Qualis é um assunto de constantes debates na comunidade acadêmica, uma vez em que ela orienta também a alocação de recursos financeiros destinados ao ensino superior pela CAPES. Ou seja, quanto maior a classificação Qualis das revistas, mais a chances de captação de verba e de aquisição de bolsas de pesquisa para os programas de pós-graduação.

Como funciona a classificação Qualis?

Em suma, a classificação de qualidade das revistas científicas é feita através de comitês, compostos por consultores de cada área de avaliação. Dessa forma, cada comitê define previamente quais critérios serão usados no processo de avaliação anual das revistas, que devem ser aprovados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

De forma geral, a Qualis classifica as revistas científicas nas seguintes categorias:

  • A1, de maior relevância, com peso 100 (cem);
  • A2;
  • B1;
  • B2;
  • B3;
  • B4;
  • B5; e, por fim,
  • C, o mais baixo, com peso 0 (zero).
veja também:Análise de conteúdo: o que é e como lidar com dados de pesquisa

Além dos critérios específicos de cada área, existem também parâmetros gerais de avaliação das revistas. Um deles é Fator de Impacto, que estima numericamente a influência da revista na comunidade acadêmica, ou seja, o quanto os artigos publicados nela são lidos e citados em outros estudos. O Fator de Impacto é medido pelo órgão internacional Institute for Scientific Information (ISI).

As revistas A1, mais bem avaliadas pelo sistema Qualis, têm seu Fator de Impacto igual ou superior a 3,800. Já as A2, tem Fator de Impacto de 3,799 a 2,500; B1, 2,499 a 1,300; e B2, 1,299 a 0,001.

Esse parâmetro também ajuda a verificar o tipo de circulação das revistas e a sua relevância nas localidades. As categorias A1 e A2, por exemplo, revelam excelência internacional; enquanto B1 e B2 possuem excelência nacional; B3, B4 e B5, média relevância nacional e, C, um periódico de baixa relevância nacional.

Outro ponto importante na classificação Qualis é que a porcentagem das revistas avaliadas nas três principais categorias (A1, A2 e B2) não podem ultrapassar 50% do total de revistas avaliadas anualmente.

(Video) COMO ENCONTRAR O QUALIS DE UMA REVISTA CIENTÍFICA

Como saber o Qualis de uma revista científica?

A CAPES possui uma plataforma online que permite a consulta do Qualis de uma revista científica, o Sucupira. Através dele, é possível conferir os critérios de avaliação que fizeram a revista receber aquela classificação.

Para consultar o Qualis de uma revista, acesse a plataforma Sucupira. Em seguida, selecione o período de classificação que você gostaria de acessar, o triênio 2010-2012 ou o quadriênio 2013-2016. Em seguida, você poderá continuar a consulta de quatro formas diferentes:

Por Área de Avaliação

Este filtro restringe a busca a periódicos correspondentes à área do conhecimento selecionado. Assim, é uma maneira rápida de visualizar um conjunto de revistas de uma mesma área e conferir as suas classificações Qualis.

Os resultados aparecem como dois arquivos, um correspondente às classificações (aparecem em ordem alfabética, de acordo com o título do periódico). O segundo arquivo corresponde aos critérios de avaliação de cada periódico.

O que é e como saber o Qualis de uma revista científica? (1)

Por classificação

A pesquisa por classificação é outra forma de visualizar uma variedade de revistas de uma só vez. Utiliza-se este filtro principalmente combinado com o filtro de Área de Avaliação, já que torna mais fácil a busca pelos periódicos de maior relevância dentro de uma área do conhecimento.

Confira alguns resultados de busca por revistas Qualis A1 na área de Artes.

O que é e como saber o Qualis de uma revista científica? (2)

(Video) Como saber o Qualis de uma revista ou artigo científico?

O que é e como saber o Qualis de uma revista científica? (3)

Por ISSN

Por outro lado, a busca por ISSN é a mais indicada para quem quer saber o Qualis de uma revista científica específica.

O ISSN (sigla para o original inglês, International Standard Serial Number), é um código internacionalmente aceito para identificar uma publicação seriada, ou seja, o título de uma revista. A identificação através de código traz mais facilidades na catalogação e na busca destas revistas em bancos de dados e também em sistemas de classificação, como o Qualis.

veja também:Sites de pesquisa acadêmica: em quais confiar?

Para realizar a busca através do ISSN no Sucupira, insira os 8 dígitos correspondentes à revista, que pode ser encontrada na sua capa, ficha catalográfica ou no seu site oficial.

Confira a busca pela “Revista de História”, do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP).

O que é e como saber o Qualis de uma revista científica? (4)

O que é e como saber o Qualis de uma revista científica? (5)

(Video) Como pesquisar o Qualis de uma revista científica.

Por Título

Mas, se você está buscando o Qualis de uma revista específica, mas não sabe o seu código ISSN, é possível realizar sua busca pelo título da publicação.

Mas vale ressaltar que algumas revistas possuem nomes parecidos, se diferenciando somente pelo departamento ou universidade associada. Portanto, redobre a atenção ao realizar pesquisas por título da publicação.

Por exemplo, confira alguns resultados da busca por “Revista Brasileira de Geografia”.

O que é e como saber o Qualis de uma revista científica? (6)

O que é e como saber o Qualis de uma revista científica? (7)

Por que algumas revistas têm várias classificações?

Ao realizar a busca por uma publicação na plataforma Sucupira, você pode notar que alguma mesma revista recebe diferentes avaliações.

À primeira vista, isso pode parecer um erro na classificação do sistema ou uma inconsistência da plataforma. Mas, na verdade, é muito comum que existam em estudos científicos pontos de contato entre duas ou mais áreas do conhecimento. Trata-se de multidisciplinaridade, que acontece principalmente entre áreas afins.

Por isso, um periódico pode ser, ao mesmo tempo, em duas ou mais áreas distintas do conhecimento. Mas, ele será avaliado em cada uma das suas áreas de forma distinta no sistema Qualis de acordo com a sua pertinência.

(Video) Como descobrir o Fator de Impacto ou Qualis de uma revista

Este é o caso, por exemplo, da “Revista de História”, que vimos acima. Enquanto nas áreas de História e Interdisciplinar ela recebe classificação A1, na área de Educação e Linguística e Literatura, sua classificação é B1, por exemplo. Já na área de Antropologia, sua classificação é B2.

Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o sistema Qualis Periódicos. Continue acompanhando nossos conteúdos para mais dicas sobre vida acadêmica!

Outros temas que podem te interessar

  • Referência de revista no TCC: saiba como escrevê-la
  • Conheça os principais tipos de pesquisas científicas para trabalhos acadêmicos
  • Referências bibliográficas ABNT: tudo o que você precisa saber
  • Sites de pesquisa acadêmica: em quais confiar?
  • Pesquisa empírica: conheça as características desse modelo de pesquisa
  • Pesquisa descritiva: o que é e como se aplica em pesquisas científicas
  • Normas Vancouver: o que são, como fazer citações e dicas essenciais
  • Revisão de literatura: o que é, quais são os tipos dessa pesquisa
  • Google Acadêmico: como utilizar e encontrar artigos científicos

FAQs

Como saber o Qualis de uma revista científica? ›

Para saber qual é a classificação de um periódico, é necessário acessar o portal WebQualis, na Plataforma Sucupira da Capes. Em seguida, clique no menu Consultar, localizado na parte superior esquerda da página, e depois selecione a opção Classificação.

O que é Qualis de uma revista? ›

O WebQualis é um aplicativo externo ao Sistema de Coleta de Dados, utilizado para classificar os veículos de divulgação da produção científica dos programas de pós-graduação no Brasil, notadamente os periódicos científicos, visando ao aperfeiçoamento dos indicadores que subsidiam a avaliação do Sistema Nacional de Pós- ...

Qual a classificação Qualis de uma revista? ›

O Qualis Periódicos possui 8 classificações: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, com A1 sendo a classificação mais elevada que um periódico pode receber, e C, tendo a pontuação zero. Cada área de avaliação tem a liberdade de estabelecer seus critérios para classificar os trabalhos.

O que é Qualis A ou B? ›

O Qualis, Qualis-Periódicos ou Qualis/CAPES, é um sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação do tipo "stricto ...

Como saber se o artigo e A1 ou A2? ›

Para saber a classificação de um periódico acesse a Plataforma Sucupira, onde se encontra atualmente a ferramenta da Capes. Em seguida selecione a janela “Evento de Classificação” e escolha a mais recente versão da classificação Qualis, que é feita a cada quatro anos (quadriênio).

Quais são as revistas Qualis A? ›

Abaixo planilha contendo todas as revistas com Qualis A1, A2, B1 e B2.
...
A lista abaixo dá alguns exemplos:
  • Engenharia Sanitária e Ambiental.
  • Revista Brasileira de Recursos Hídricos.
  • Revista Árvore.
  • Ambiente & Sociedade.
  • Sustentabilidade em Debate.
  • Educação Ambiental em Ação.
  • Revista Brasileira de Ciências Ambientais.

Videos

1. QUALIS - Informações que você precisa saber! Revista Científica Núcleo do Conhecimento
(Revista Científica Núcleo do Conhecimento)
2. Como descobrir o Qualis de uma revista científica
(Epitaya Propriedade Intelectual Editora Ltda)
3. Saiba como a QUALIDADE das REVISTAS CIENTÍFICAS é classificada
(Profa. Jacqueline Almeida)
4. DICA! Qualis o que é? Como funciona a classificação de Revistas Acadêmicas para artigos científicos?
(AcademiaInovar7)
5. Como localizar o qualis de uma revista ou artigo cientifico
(Falando de nutrição)
6. Como encontrar o Qualis Capes - Prof. Fran - Descomplicando o Direito
(Prof. Fran Descomplicando o Direito)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Madonna Wisozk

Last Updated: 02/02/2023

Views: 6290

Rating: 4.8 / 5 (68 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Madonna Wisozk

Birthday: 2001-02-23

Address: 656 Gerhold Summit, Sidneyberg, FL 78179-2512

Phone: +6742282696652

Job: Customer Banking Liaison

Hobby: Flower arranging, Yo-yoing, Tai chi, Rowing, Macrame, Urban exploration, Knife making

Introduction: My name is Madonna Wisozk, I am a attractive, healthy, thoughtful, faithful, open, vivacious, zany person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.