Prostatite: o que é, causas, sintomas e tratamento (2023)

Tempo estimado de leitura: 3 minutos.

Share on TwitterShare on FacebookShare on PinterestShare on WhatsAppShare on Telegram

Índice

1.O que é a próstata?

2.O que é prostatite?

3.Prostatite aguda

3.1.Sintomas

3.2.Diagnóstico

(Video) Prostatite: Causas, Sintomas, Exames e Tratamentos. | Dr. Cassio Andreoni CRM 78.546

3.3.Tratamento

5.Prostatite não bacteriana crônica ou Síndrome da dor pélvica crônica

6.Prostatite inflamatória assintomática

7.Referências

(Video) Prostatite: o que é, causas e tratamento | Dr. Cassio Andreoni CRM 78.546

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz (3 a 4 cm de diâmetro), com aproximadamente 20 gramas de peso, presente apenas no sexo masculino.

Cerca de 70% do líquido ejaculado durante o orgasmo é produzido pela próstata. Este líquido é uma secreção alcalina (com pH elevado) que se mistura e protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina, aumentando sua mobilidade e facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.

A próstata localiza-se na base da bexiga e circunda a parte inicial da uretra, canal que escoa a urina da bexiga (ver imagem abaixo).

Devido a sua íntima relação anatômica com a bexiga e a uretra, as doenças da próstata costumam causar sintomas associados à micção, como dor ao urinar e fraqueza do jato urinário.

Explicamos a próstata com mais detalhes no artigo: Para que serve a próstata?

O que é prostatite?

A prostatite é uma condição habitualmente dolorosa que envolve inflamação e/ou infecção da próstata e das áreas ao seu redor.

A prostatite não é uma doença única, mas sim um grupo de quatro doenças que cursam com sintomas semelhantes, sempre relacionados à inflamação da próstata.

Prostatite: o que é, causas, sintomas e tratamento (1)

Atualmente dividimos as prostatites em quatro grupos:

  1. Prostatite aguda.
  2. Prostatite bacteriana crônica.
  3. Prostatite não bacteriana crônica ou Síndrome da dor pélvica crônica.
  4. Prostatite inflamatória assintomática.

Vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas.

Prostatite aguda

A prostatite aguda é um quadro inflamatório normalmente causado por infecção bacteriana da próstata.

As bactérias mais comuns são as mesmas que costumam causar infecção urinária, tais como E. coli, Klebsiella e Proteus.

A contaminação da próstata se dá pela invasão de bactérias que se encontram na uretra ou na bexiga, normalmente devido a uma urina previamente contaminada.

Entre os principais fatores de risco para a prostatite aguda podemos citar:

  • Infecção urinária.
  • Uso de cateter vesical.
  • Traumas locais por uso prolongado de bicicletas ou andar a cavalo.
  • Infecção pelo HIV.
  • Uretrites por DST, como gonorreia ou clamídia.

Sintomas

A prostatite aguda pode ocorrer tanto em homens jovens quanto em idosos e os seus principais sintomas incluem:

  • Febre.
  • Calafrios.
  • Disúria (dor ao urinar).
  • Dificuldade em urinar.
  • Vontade frequente de urinar.
  • Dor pélvica.
  • Urina turva.
  • Mal estar.
  • Dores musculares e nas articulações.

Os sintomas da prostatite aguda podem ser muito intensos, sendo a hospitalização muitavezes necessária.

A sepse e o choque séptico são complicações possíveis dessa infecção.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da avaliação conjunta dos sinais clínicos e do toque retal, que demonstram uma próstata dolorosa ao exame.

(Video) Prostatite: ah, essa próstata inflamada!!!

Assim como na infecção urinária, a urocultura serve para identificar a bactéria responsável pela infecção.

O exame simples de urina (EAS) costuma demonstrar pus na urina (piócitos ou leucócitos) e sangramento microscópico.

Nas análises de sangue, a dosagem do PSA pode ajudar, pois o mesmo costuma estar elevado durante as os quadros de inflamação prostática.

Os marcadores de atividade inflamatória, como PCR, também encontram-se elevados e o hemograma costuma apresentar leucocitose.

Tratamento

A prostatite aguda tem cura, e o tratamento é feito com administração de antibióticos por um período médio de quatro semanas.

Como as bactérias que causam a prostatite costumam ser as mesmas da infecção urinária, os antibióticos também são semelhantes, sendo o Bactrim® e as quinolonas (ciprofloxacina, levofloxacina e norfloxacina) os mais usados.

Os antibióticos podem ser alterados posteriormente consoante os resultados da urocultura, que costumam demorar de 48 a 72 horas para ficarem prontos.

Os sintomas costumam melhorar com 48 horas de antibioticoterapia. Depois de sete dias de tratamento, a urocultura já se encontra negativa, não apresentando mais bactérias na urina.

Para o alívio da dor, analgésicos comuns e anti-inflamatórios podem ser usados, se não houver contraindicações.

Prostatite bacteriana crônica

A prostatite bacteriana crônica é uma complicação possível de uma prostatiteaguda que não foi devidamente tratada.

Sintomas

O quadro é bem mais brando que naprostatite aguda e os sintomas podem ser sutis. Na maioria das vezes, as queixas se restringem a disúria (incômodo ao urinar), vontade urinar frequentemente e mal-estar. A febre, quando presente, costuma ser baixa.

Muitos dos sintomas da prostatite crônica são semelhantes aos da cistite (infecção da bexiga), podendo causar alguma confusão no diagnóstico.

É importante saber que nos homens adultos a cistite é uma infecção pouco comum. A prostatite deve ser sempre uma das hipóteses diagnósticas nos pacientes do sexo masculino com sintomas semelhantes aos de uma infecção urinária.

Diagnóstico

O diagnóstico da prostatite crônica também é feito através da história clínica e do toque retal.

Neste caso, durante o toque retal, é possível realizar a massagem da próstata para estimular a secreção de líquidos para a análise laboratorial. A massagem prostática nunca deve ser feita na prostatite aguda devido ao risco de estimular a liberação de bactérias para a corrente sanguínea.

A urocultura colhida após massagem também é uma opção para o diagnóstico da prostatite crônica.

As bactérias que causam a prostatite crônica são, em geral, as mesmas da aguda. Paciente que apresentam sintomas de prostatite crônica, com pus no exame simples de urina, mas cujas uroculturas e culturas da secreção prostática são persistentemente negativas, devem ser investigados para infecção por clamídia.

Tratamento

O tratamento da prostatite crônica é semelhante ao da aguda, com duração entre 4 a 6 semanas. Pacientes que apresentam infecção recorrente podem precisar de tratamento mais prolongado.

(Video) Quais os tratamentos mais eficazes para a Prostatite? Dr. Cesar Bombardelli - Urologista responde

Prostatite não bacteriana crônica ou Síndrome da dor pélvica crônica

A síndrome da dor pélvica crônica é uma síndrome que cursa com sintomas urológicos e desconforto na região pélvica. O termo síndrome da dor pélvica crônica é mais correto que prostatite não bacteriana crônica, porque muitas vezes não há envolvimento da próstata no quadro, apesar de os sintomas serem sugestivos de prostatite crônica.

A síndrome da dor pélvica crônica é um diagnóstico de exclusão, ou seja, só pode ser dado depois que se descartam a prostatite bacteriana e outras causas para dor pélvica como tumores, infecções urinárias, hemorroidas e doenças testiculares.

Os sintomas da síndrome da dor pélvica crônica incluem aqueles da prostatite crônica e outros como dor pélvica, desconforto anal e incômodo nos testículos.

Não há tratamento específico para a síndrome da dor pélvica crônica. Quando não se consegue descartar uma prostatite bacteriana crônica, um curso de quatro semanas de antibióticos é uma conduta aceitável.

Nos casos onde não é possível determinar a causa da dor, o tratamento se limita ao uso de analgésicos e medicamentos para reduzir o tamanho da próstata, como finasterida ou dutasterida.

Prostatite inflamatória assintomática

A prostatite inflamatória assintomática é caracterizada por uma inflamação prostática sem que o paciente tenha queixas geniturinárias.

Essa condição é habitualmente diagnosticada acidentalmente durante uma investigação de infertilidade, após biópsia da próstata ou após dosagem do nível sanguíneo do PSA.

A prostatite inflamatória assintomática pode provocar glóbulos brancos elevados na ejaculação (leucocitospermia) e pode causar infertilidade masculina.

A não ser que o paciente esteja com dificuldades para ter filhos, o tratamento não é necessário.

Referências

Autor(es)

Dr. Pedro Pinheiro

(Video) Doenças da próstata, sintomas e tratamentos [GUIA DEFINITIVO]

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

FAQs

O que causa A prostatite no homem? ›

Pode ter relação com uma infecção bacteriana. Esse tipo de prostatite é causada na maioria das vezes por bactérias encontradas no trato urinário ou no intestino grosso, como a Echerichia coli, que são os agentes mais frequentes pela prostatite bacteriana. Outras vezes a causa é desconhecida.

O que é bom para curar prostatite? ›

O tratamento para a prostatite, que é a infecção da próstata, é feito de acordo com a sua causa, sendo na maioria das vezes recomendado o uso de antibióticos, como Ciprofloxacino, Levofloxacino, Doxiciclina ou Azitromicina, por exemplo, já que a principal causa da prostatite é a infecção por bactérias, principalmente.

Como é transmitida prostatite? ›

Em primeiro lugar, podemos considerar o problema relacionado a atividade sexual. Nela, considera-se a probabilidade de a prostatite ser desencadeada pela inflamação da uretra, em um quadro conhecido como uretrite. Também, conforme há a associação com doenças sexualmente transmissíveis.

O que a prostatite pode causar? ›

As prostatites agudas costumam causar ainda febre, mal estar e dores na região do abdômen. Já as crônicas geram desconforto na região dos testículos, da lombar e do períneo. Nos dois casos também é comum dor ao ejacular e diminuição da libido. A prostatite aguda é causada por infecções bacterianas.

Quais os primeiros sinais de inflamação na próstata? ›

Sintomatologia de uma Próstata inflamada

Dificuldade em urinar (retenção urinária); Sangue na urina (hematúria); Micção frequente/urgente; Noctúria (vontade de urinar durante a noite);

Qual bactéria causa prostatite? ›

A prostatite bacteriana é mais comumente causada por uma bactéria chamada Escherichia Coli, que também é responsável por muitas infecções urinárias. Outras bactérias menos comuns são: Proteus, Klebsiella, Enterobacter, Pseudomonas e Serratia.

Qual a origem da prostatite? ›

Apesar de não haver uma causa única que explique o surgimento da prostatite, este problema de saúde tem habitualmente origem numa infeção bacteriana da glândula prostática (é por isto que os antibióticos são o tratamento mais comum).

Qual é o melhor antibiótico para prostatite? ›

Ciprofloxacino e Bactrim

O ciprofloxacino é um antibiótico comumente utilizado para tratar infecções urinárias. De forma geral, são as mesmas bactérias que causam infecções no trato urinário que também causam a prostatite bacteriana.

O que acontece se não tratar prostatite? ›

O agravamento da prostatite aguda pode causar retenção urinária, formação de abcessos na próstata e sépsis – quando a infecção se espalha pelo corpo atingindo vários órgãos. O tratamento é hospitalar, com internação, drenagem do abcesso ou a introdução de sonda vesical para auxiliar a saída da urina.

Quem está com prostatite pode ejacular? ›

Efeitos da prostatite

A prostatite pode levar, também, à ejaculação precoce, à ejaculação retardada, à não ejaculação e à dificuldades com a ereção. O tratamento dessa condição, feito com antibióticos e anti-inflamatórios, costuma melhorar a eventual disfunção sexual e a infertilidade provocada por ela.

Quem tem prostatite pode fazer força? ›

Quem está em tratamento de Prostatite pode realizar atividades físicas como musculação e Luta (artes.

Qual o melhor antiinflamatório para prostatite? ›

O urologista pode recomendar também os anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou os analgésicos para aliviar a dor e o desconforto. A utilização de alfa-bloqueantes, como Tansulosina, é uma opção para melhorar as queixas miccionais do doente.

Quanto tempo dura o tratamento de prostatite? ›

A prostatite aguda costuma ser tratada com antibióticos durante, no mínimo, duas semanas. Porém, se houver necessidade, o tratamento pode ser prolongado por até 12 semanas e o paciente deve manter o tratamento até o fim, para que a bactéria seja completamente eliminada do organismo.

Qual DST causa prostatite? ›

O que causa a prostatite aguda? Prostatite aguda é geralmente associada a uma infecção urinária da bexiga (80% dos casos causada por um germe chamado E. coli) ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como gonorréia ou infecção por clamídia, Ureaplasma ou Trichomonas.

Tem cura prostatite crônica? ›

Prostatite tem cura, sim! Estes quadros de mais difícil tratamento normalmente se encaixam na Síndrome da Dor Pélvica Crônica. Existe vários protocolos de tratamento, sendo muitas vezes necessária paciência do paciente e médico assistente até o acerto do esquema terapêutico.

Como saber se a prostatite é bacteriana? ›

Sintomas. Os sintomas comuns da prostatite bacteriana são febre, calafrios, sensação de queimação ao urinar, dificuldade para iniciar a micção e dor ao redor do ânus. Outros sintomas são urina com mau cheiro, fluxo fraco da urina, ejaculação dolorosa e sangue na urina.

Onde dói a próstata? ›

Infecção aguda da próstata

É a forma menos comum, mas mais dramática de prostatite, começando abruptamente com febre alta, calafrios, dores articulares e musculares e fadiga profunda. Além disso, você pode sentir dor ao redor da base do pênis e atrás do escroto, dor na parte inferior das costas.

Qual a diferença entre prostatite e câncer de próstata? ›

A inflamação da próstata pode causar câncer? Não. A prostatite é uma condição benigna e que não aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de próstata. Porém, se não for tratada a tempo, a prostatite bacteriana aguda pode causar um abscesso, que geralmente requer uma drenagem cirúrgica.

Quais são os alimentos que prejudicam a próstata? ›

A próstata é uma glândula que apenas os homens têm e fica localizada embaixo da bexiga e na frente do reto.
...
Entre os principais, estão:
  • carnes com muita gordura;
  • manteiga;
  • laticínios;
  • alimentos ultraprocessados;
  • amêndoas;
  • nozes;
  • castanhas e.
  • ostras cruas.
1 Nov 2020

Como fazer exame de próstata em si mesmo? ›

De modo geral, médicos não recomendam que você tente realizar um exame em si mesmo, devido ao treinamento necessário para se chegar às conclusões certas com base nos resultados obtidos. No entanto, se você deseja realizar um autoexame, deve se familiarizar com as técnicas mais comuns no toque retal feito por um médico.

Como desinchar a próstata naturalmente? ›

Um excelente remédio caseiro e natural para próstata que pode ser usado para complementar o tratamento clínico da próstata aumentada é o suco de tomate, pois é um alimento funcional que ajuda a diminuir a inflamação da glândula e prevenir o câncer.

Quem tem problema de próstata fica impotente? ›

A próstata aumentada por si só não causa impotência, a não ser quando ocorre uma compressão dos nervos responsáveis pela erecção. Alguns dos tratamentos para as doenças deste órgão, no entanto, podem causar impotência.

Quantos dias tomar ciprofloxacino para prostatite? ›

O tratamento dura 3 dias nas mulheres e 7 dias nos homens. Pielonefrite: 500 mg de 12/12 horas por 7 a 14 dias. Contudo, nas formas graves, a via intravenosa é a mais indicada. Prostatite aguda: 500 mg de 12/12 horas por 4 a 6 semanas.

O que é uma prostatite crônica? ›

A prostatite crônica era muitas vezes atribuída a algum tipo de infecção da próstata, porém hoje sabemos que essa relação é incerta e na grande maioria dos casos é mais adequado referir-se a esta prostatite como uma síndrome de dor pélvica crônica (SDPC).

Como tratar a prostatite não bacteriana? ›

O tratamento inclui medicamentos para reduzir a dor, para relaxar os músculos da próstata e, muitas vezes, um tratamento com antibióticos. Muitas pessoas acham que reduzir o tempo que passam sentados ajuda seus sintomas. O exercício suave que não pressione o assoalho pélvico também pode ajudar.

Qual o melhor chá para prostatite? ›

O chá verde, que contém polifenóis e flavonóides, tem sido estudado por haver possíveis propriedades antitumorais. Apesar disso, a orientação nutricional se faz necessária para evitar sobrecarga de substâncias ainda pouco definidas.

Qual a diferença entre prostatite e hiperplasia? ›

A prostatite, na maioria dos casos, é causada por uma infecção que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Já a HPB é o crescimento da glândula prostática em decorrência da proliferação celular (hiperplasia das células do estroma e do epitélio).

Pode se masturbar com a próstata aumentada? ›

A masturbação não entra fator de risco para HPB. O tratamento envolve mudanças de hábito de vida, alimentares, uso de medicamentos e alguns casos, cirurgia.

Como detectar prostatite no exame de urina? ›

Como é feito o diagnóstico da prostatite aguda? O diagnóstico é clínico. O exame de urina pode demonstrar sinais de infecção urinária como aumento do número de leucócitos e hemácias, nitrito positivo e presença de bactérias.

Qual o melhor exercício para próstata? ›

Exercícios físicos no tratamento do câncer de próstata

Estudos apontam que tanto os exercícios aeróbicos e musculação, quanto os combinados (aeróbico + força) são benéficos à saúde.

Quem tem prostatite pode ter filhos? ›

Em casos severos, a prostatite pode causar azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen), devido a algum bloqueio que impede a união de gametas e líquido seminal. Além disso, a prostatite pode causar ejaculação precoce e dificuldades com a ereção, problemas associados à infertilidade.

Qual a origem da prostatite? ›

Apesar de não haver uma causa única que explique o surgimento da prostatite, este problema de saúde tem habitualmente origem numa infeção bacteriana da glândula prostática (é por isto que os antibióticos são o tratamento mais comum).

Qual bactéria causa prostatite? ›

A prostatite bacteriana é mais comumente causada por uma bactéria chamada Escherichia Coli, que também é responsável por muitas infecções urinárias. Outras bactérias menos comuns são: Proteus, Klebsiella, Enterobacter, Pseudomonas e Serratia.

Quem tem prostatite pode fazer força? ›

Quem está em tratamento de Prostatite pode realizar atividades físicas como musculação e Luta (artes.

Qual DST causa prostatite? ›

O que causa a prostatite aguda? Prostatite aguda é geralmente associada a uma infecção urinária da bexiga (80% dos casos causada por um germe chamado E. coli) ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como gonorréia ou infecção por clamídia, Ureaplasma ou Trichomonas.

Quanto tempo dura os sintomas da prostatite? ›

A inflamação causada por bactérias deve ser tratada com antibióticos e pode durar de 14 dias até 6 semanas, dependendo do tipo de prostatite. Para a infecção bacteriana geralmente são associados outros medicamentos como anti-inflamatórios ou analgésicos para aliviar as dores.

Qual o melhor antiinflamatório para prostatite? ›

O urologista pode recomendar também os anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou os analgésicos para aliviar a dor e o desconforto. A utilização de alfa-bloqueantes, como Tansulosina, é uma opção para melhorar as queixas miccionais do doente.

Quanto tempo dura o tratamento da prostatite? ›

A prostatite aguda costuma ser tratada com antibióticos durante, no mínimo, duas semanas. Porém, se houver necessidade, o tratamento pode ser prolongado por até 12 semanas e o paciente deve manter o tratamento até o fim, para que a bactéria seja completamente eliminada do organismo.

Onde dói câncer de próstata? ›

Dores nas costas, nos testículos e na pélvis. Desconforto nos órgãos do sistema reprodutor masculino ou na área ao redor é mais um sinal de alerta para o câncer de próstata. Quando a doença evolui, é comum sentir, ainda, dor óssea — principalmente na região das costas.

Tem cura prostatite crônica? ›

Prostatite tem cura, sim! Estes quadros de mais difícil tratamento normalmente se encaixam na Síndrome da Dor Pélvica Crônica. Existe vários protocolos de tratamento, sendo muitas vezes necessária paciência do paciente e médico assistente até o acerto do esquema terapêutico.

Qual é o melhor antibiótico para próstata? ›

Sendo assim, na maioria dos casos, optamos pela ciprofloxacina (e demais quinolonas) quando vamos iniciar um tratamento de forma empírica - ou seja, quando não temos o perfil de resistência da bactéria que está ocasionando a prostatite.

Qual é a diferença entre prostatite e câncer de próstata? ›

A inflamação da próstata pode causar câncer? Não. A prostatite é uma condição benigna e que não aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de próstata. Porém, se não for tratada a tempo, a prostatite bacteriana aguda pode causar um abscesso, que geralmente requer uma drenagem cirúrgica.

Como saber se a prostatite é bacteriana? ›

Sintomas. Os sintomas comuns da prostatite bacteriana são febre, calafrios, sensação de queimação ao urinar, dificuldade para iniciar a micção e dor ao redor do ânus. Outros sintomas são urina com mau cheiro, fluxo fraco da urina, ejaculação dolorosa e sangue na urina.

Quantos dias de antibiótico para prostatite? ›

A prostatite bacteriana crônica é tratada com antibióticos orais como fluoroquinolonas por pelo menos 6 semanas.

Como detectar prostatite no exame de urina? ›

Como é feito o diagnóstico da prostatite aguda? O diagnóstico é clínico. O exame de urina pode demonstrar sinais de infecção urinária como aumento do número de leucócitos e hemácias, nitrito positivo e presença de bactérias.

Como diminuir a próstata de forma natural? ›

Extrato de Saw palmetto. ​Um bom remédio caseiro para próstata é tomar o extrato de saw palmetto porque esta planta medicinal possui propriedades antiestrogênicas que ajudam a combater a hiperplasia benigna da próstata, que é umas principais causas de próstata aumentada.

Quem tem prostatite pode ter filhos? ›

Em casos severos, a prostatite pode causar azoospermia (ausência de espermatozoides no sêmen), devido a algum bloqueio que impede a união de gametas e líquido seminal. Além disso, a prostatite pode causar ejaculação precoce e dificuldades com a ereção, problemas associados à infertilidade.

Videos

1. Prostatite crônica | Como tratar?
(Dr. Bruno Benigno - Urologista e Oncologista - SP)
2. Prostatite: O que é e quais os sintomas?
(Patologia e Saúde)
3. Você sabe o que é Prostatite? É uma inflamação ou uma infecção da Próstata
(Dr. João Ricardo - Urologista)
4. Qual é a principal causa da Prostatite? Dr. Cesar Bombardelli - Urologista responde
(Urologista em Chapecó - César Augusto Bombardelli)
5. Prostatite crônica: doutor, nenhum médico consegue resolver esse problema!!!
(Toque de Urologista)
6. Prostatite, um desafio ao paciente e ao urologista !!
(Priapus)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Arline Emard IV

Last Updated: 11/28/2022

Views: 6539

Rating: 4.1 / 5 (72 voted)

Reviews: 95% of readers found this page helpful

Author information

Name: Arline Emard IV

Birthday: 1996-07-10

Address: 8912 Hintz Shore, West Louie, AZ 69363-0747

Phone: +13454700762376

Job: Administration Technician

Hobby: Paintball, Horseback riding, Cycling, Running, Macrame, Playing musical instruments, Soapmaking

Introduction: My name is Arline Emard IV, I am a cheerful, gorgeous, colorful, joyous, excited, super, inquisitive person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.