Você sabe se tem nódulo na tireoide? (2022)

Você acabou de descobrir umnódulo natireoide?

Se sim, primeiramente saiba que não está só.

O primeiro dado importante é saber que houve um aumento significativo recente, nas últimas décadas, da detecção de um nódulo na tireoide.

Continue lendo esse artigo para saber como se comportar frente a um nódulo na tireoide e junte-se ao grupo de pessoas que busca o melhor para sua saúde.

Se você sentiu um friozinho na barriga ao fazer a descoberta, saiba que não é infrequente aspessoas se desesperarem quando descobrem um nódulo na tireoide.

Imagina oporquê disso estar acontecendo?

Tudo gira principalmente em torno da falta de informação organizada e de boa qualidade e, por isso, estou aqui para ajudar você a entender melhor sobre esse assunto tão importante.

Você sabe se tem nódulo na tireoide? (1)

Quando um ginecologista, por exemplo, pedeuma ultrassonografia da tireoide ao fazer o “check-up” da mulher, quase nunca ele informa a ela sobre como se comportar frente à possibilidade do exame revelar um nódulo.

É exatamente neste ponto que está o maior problema, e que acaba gerando enormeansiedade…

Afinal, dasmulheres comcercade 40 anos de idade ou mais, a maioria (isso mesmo, a MAIORIA)terá ao menos um nódulo na tireoide!

Por outro lado, nós seres humanos parecemos terem nossa mente uma conexãoque costuma ligar a ideia de nódulo imediatamente à possibilidade de um câncer.

Somando essas duas constatações, imagineo potencial dedesgaste emocional em todo esse grupo de pessoas.

Mas, você entenderá que devemos pararde pensar desta forma imediatamente, com apenas uma frase importantíssima, que segue.

Antes de mais nada, a ação fundamental frente a um nódulo na tireoide é primeiro justamentemanter a tranquilidade porque a grande maioria deles são BENIGNOS.

Você sabe se tem nódulo na tireoide? (2)

Ufa! Cerca de 90% dos nódulos na tireoide são BENIGNOS!

Sabendo dessa informaçãoextremamente essencial, você pode continuar a ler esse artigo e aprender tudo o que precisa saber para evitar umnódulo na tireoide que possa causar perigo a sua vida.

Como foi mencionado, estamos em um momento de crescente explosão na detecção de nódulos.

Você deve estar, então, se perguntando também: “Doutor Hugo… afinal, por que tantos nódulos na tireoide?”

O maior motivo disso estar acontecendo é relativamente simples.

E tem relação principalmentecom o avanço da tecnologia e de sua disponibilidade às pessoas, que estão cuidando mais da saúde.

A resposta é que onúmero crescente de nódulos na tireoide deve-seprincipalmente ao aumento da descoberta precoce através do exame de ultrassonografia.

Você sabe se tem nódulo na tireoide? (3)

Hoje em diaestão sendo feitos muito mais ultrassonsde tireoide de rotina, entrando como tendência nos exames preventivos solicitados pelo ginecologista.

(Video) Sintomas dos nódulos na tireoide - É câncer?

Claro que existem outros fatores, pouco conhecidos ainda, que devem também estar envolvidos na gênese dos nódulos.

Mas o principal motivo é que a capacidadede detecção de nódulos na tireoide aumentou bastante: hoje um bom ultrassonografista detecta minúsculos nódulos,com poucos milímetros de tamanho.

Há algumas décadas, o aparelho de ultrassonografia tinha resolução ruim e, portanto, pequena capacidade de descobrir nódulos até um pouco mais grosseiros, do tamanho de um “grão de feijão”.

Com a evolução tecnológica, hoje nem um nódulo do tamanho de um “grãozinho de arroz” passa desapercebido.

Vale lembrarmos que o exame ultrassonográfico é dito examinador-dependente.

Isso significa que a ultrassonografia depende diretamente do médico que faz o exame.

Ela deve ser realizada por um médico radiologista habituado a realizar exames detireoide e pescoço.

O médico deve dedicar o tempo correto para a avaliação adequada e minuciosa da região.

Infelizmente nem todo radiologista capricha na realização do exame e, muitas vezes, temos que pedir para o paciente repetir o exame com um radiologista mais cuidadoso.

E por que os ginecologistas estão pedindo o exame da tireoide?

De acordo com as estatísticas atuais, mais da metade das mulheres com mais de 50 anos de idade apresenta nódulos na tireoide.

Portanto, pela alta prevalência, o exame tem sido mais solicitadonesse grupo de pessoas.

Concordo que tudo bem do exame estar sendo mais requisitado, afinal estamos cuidando da nossa saúde.

Mas também acredito que seja FUNDAMENTAL quetanto o paciente quanto o médico (ginecologistas, clínicos, cardiologistas, etc) saibam como se comportar frente aos nódulos.

Frente a esse grande número de nódulos, é mesmo o especialista em tireoide que sabediferenciar quais são ossuspeitos.

Para isso, os endocrinologistas e os cirurgiões de cabeça e pescoço se baseiam não só nosparâmetros do exame ultrassonográfico bem feito, mas também nos dados clínicos, na palpação e no histórico familiar.

O especialista em tireoide filtra, então, esses nódulos suspeitos e pode sugeriruma investigação mais detalhada através da punção aspirativa por agulha fina (PAAF), se julgar necessário, conforme a indicação médica.

Quandoo especialista podeindicar uma punção do nódulo da tireoide? Quais são os critérios de indicação?

Nós, cirurgiões de cabeça e pescoço, levamos em conta uma série de critérios do exame de ultrassonografia, em conjunto, para tomarmos as decisões sobre prosseguir ou não na investigação de um nódulo na tireoide.

Outro conceito importante é que não é somente porque o médico solicitou a punção que o nódulo deverá conter um câncer.

(Video) Quais os sintomas do NÓDULO NA TIREOIDE?

As chances de benignidade superam ainda em muito a probabilidade de um câncer.

Mas muitas pessoas, por ansiedade e curiosidade, antes mesmo de mostrar seu exame de ultrassonografia ao especialista, têm idonavegar na internet atrás dos tais critérios de indicação.

Na busca de uma resposta rápida, leem artigos voltados para médicos (e não para pacientes), sobre um assunto que nada conhecem, ao contrário do especialista que lida todos os dias com a questãoháanos.

E adivinha o que acaba acontecendo?

Mais um momento crítico em que as pessoas ficam ainda mais ansiosas ao se depararem ainformações com as quais não estão habituadas a lidar.

Elas focam o pensamento na possibilidade de um câncer de tireoide e acabam paralisando suas vidas e sofrendo na maioria dos casos sem nenhuma necessidade.

Os critérios técnicos do ultrassom, como tamanho, ecogenicidade, vascularização, presença de calcificações, etc, etc… são para a interpretação do especialista!

Quase em 100% das vezes quando o paciente abre o exame e, por si só, vai atrás de saber o que aquilo tudo significa, acaba pensando muita bobagem.

Portanto, minha sugestão é: não tente lidar com o que não faz ideia, e procure sempre um profissional da melhor formação e vivência sobre o assunto e tudo dará certo.

Veja o exame junto da companhia de um bom médico, de boa formação técnica e humana, no qual você deve sentir plena confiança.

E se houver indicação de punção, mantenha ainda sim a tranquilidade.

O cirurgião de cabeça e pescoço ou o endocrinologista deverá orientar você a realizar a punção com um bom profissional,informação ESSENCIAL ao paciente e você deve saber e perguntar a respeito.

Portanto, continue a sua leitura para entender melhorcomo fazer para que o exame de punção, caso necessário, seja bemtranquilo.

A punçãodeverá ser realizada preferencialmente por um radiologistacomgrande habilidade (“mão boa”), para realizar o procedimento de forma praticamente indolor eextremamenteeficaz.

A realização da ultrassonografia ao mesmo tempo que se realiza a punção guia e permite orientar o médico com grande precisão até a região mais suspeitado nódulo a ser avaliado, mesmo que este tenha poucos milímetros.

Mas, doutor, vai doer?

Você precisa saber que o exame costuma ser praticamente indolor.

Mas, a sensibilidade à dor é algo muito individual.Para um mesmo estímulo doloroso, há pessoas mais resistentes e outras mais sensíveis um pouco à dor.

O radiologista poderá usaranestesia local para maior conforto do paciente, conforme a necessidade.

Se houver dolorimento leve após a punção,compressas com gelo eanalgésicos simples podem ajudar muitoa evitar desconforto.

Apunção da tireoide é um dos exames de biópsia mais tranquilos do paciente ser submetido, desde que realizado por um médico experiente e habilidoso.

Por isso é bastante importante escolher bem o médico que realizará a punção, para que ela tenha maior chance de revelar o diagnóstico correto e o maior conforto.

Em geral, quanto mais focalizado for o médico na realização da punção (alguns radiologistas são especializados em punção de tireoide), melhor a experiência do paciente.

(Video) O Que São Nódulos na Tireoide | IMEB

Ele deverá colher uma amostra adequada para que a análise seja efetiva.

Em uma pequena minoria dos casos, pode ocorrer a aspiração não intencional (acidental) de células do sangue (a tireoide é uma glândula pequena, mas bem irrigada), sem que haja a coleta suficiente de células próprias da tireoide.

O radiologista experiente minimiza o número desses casos inconclusivos.

Em outras palavras, a punção é um tipo de biópsia, onde é retirada uma amostragem de células do nódulo na tireoide para análise no microscópio.

Você sabe se tem nódulo na tireoide? (5)

O material será enviado a um médico patologista, que fará a leitura das células no microscópio.

Quais são os resultados possíveis de um exame de punção do nódulo na tireoide?

Este é outro ponto que a informação médica é fundamental ao paciente.

Quem é submetido ao exame da punção deve ter uma ideia sobre os resultados possíveise quais os caminhos possíveis.

Isso diminui muito a ansiedade, e vou explicar o porquê.

Usamos hoje uma classificação internacional, chamada Bethesda, que calculao risco de um nódulo na tireoideser ou conter um câncer.

O resultado é enquadrado em uma dentre 6 classes possíveis.

Vou explicar um pouco mais, começando pelos nódulos benignos.

Bócio adenomatoso é como é chamado na linguagem médica o grupo dos nódulosbenignos da tireoide.

Este nome esquisito na verdade revelao melhor resultado que podemos ter em uma punção de tireoide e corresponde à classificação II de Bethesda.

A fórmula de entendimento é relativamente simples: bócio = aumento benigno da tireoide = Bethesda II.

Nesses casos, a maioria dos nódulos vai requerer apenas acompanhamento médico.

Somente no casos de bócios mais volumosos que se aventa a possibilidade de cirurgia para a remoção.

Se você quiser saber mais especificamente sobre bócio, pode acessar aqui um artigo especial sobre o assunto.

Vamos então continuar a entender os demais resultados possíveis.

Dentro da classificação Bethesda, existem os casos suspeitos de malignidade,masque não é possível a confirmação somente pelo exame de punção.

Nesses casos, muitas vezes é preciso repetir o exame e às vezes somente a remoção cirúrgica pelo especialista poderá elucidar o diagnóstico, através do estudo de toda CÁPSULAdo nódulo.

Isso inclui os pacientes com resultados de punção classificados como Bethesda III e IV.

(Video) 🔴Como saber se um nódulo da tireóide é maligno? - Dr Tireóide Responde #50#

Após a cirurgia, a análise é feita pelo médico patologista: ele verifica uma possível invasão da cápsula ou de vasos sanguíneos por células cancerosas.

Quando acontece uma invasão capsular ou vascular, pode-se confirmar um diagnóstico de carcinoma (câncer) folicular de tireoide.

Seguimos então aos últimos grupos, em que a suspeita de um câncer de tireoide é maior.

Os casos de nódulo na tireoide com alta suspeita ou confirmados de malignidade (Bethesda V e VI) compreendem estatisticamente apenas cerca de 5% dos casospuncionados.

Nestas pessoas está indicada, de forma geral, a cirurgia para limpezada tireoide e de eventuais gânglios linfáticos suspeitos ou comprometidos no pescoço.

Devemos ressaltar que a classificação Bethesda NÃOindica necessariamente gravidade!

Essa escalarevela apenasqual a chance de um nódulo na tireoide ser ou conter um câncer.

Espero que esteja entendendo um pouco mais sobre o assunto “nódulo na tireoide” até aqui.

Mas, nessa abordagem inicial, precisamos seguir um pouquinho ainda adiante para que você tenha sempre os pés no chão, mesmo nos casos em que o exame revela as classes de Bethesda V e VI.

O que fazer se o resultado da punção for suspeito para câncer da tireoide?

Mais uma vez, simples informações devemmudar completamente o grau de tranquilidade e o modo do paciente e família encararem um diagnóstico de câncer.

Mesmo na pior das teóricas hipóteses, que seria no caso de um resultado de exame de punção positivopara câncer,alguns dados nos trazemtotalserenidade para sempre imaginarmos um tratamento muito bem sucedido.

O que você deve saber é que o tumor maligno mais comum que ocorre no nódulo na tireoide é o chamado carcinoma papilífero.

E a pergunta sequencialsobreas chances estatísticas de cura nos mostram que elas são muito altas de modo geral.

Quando detectado em estágios iniciais, nas mãos do especialista, o carcinoma papilífero tem níveis de cura e de controle da doençamaiores de 90%.

Você sabe se tem nódulo na tireoide? (6)

Mesmo tumores em estágios mais avançados são curados ou controlados na maioria das vezes, apesar da chance de cura efetiva sermaior no diagnóstico precoce.

Existem também outros tratamentos complementares que podem ser indicados no caso do carcinoma papilífero, que são basicamente a iodoterapia e a supressão hormonal.

Se quiser saber mais, leia no tópico específico sobre câncer de tireoide.

O tratamento do nódulo na tireoide com câncer é iminentemente cirúrgico edeve ser realizado idealmente por uma equipe de cirurgiões de cabeça e pescoço.

Esta é a especialidade médica mais indicada para tratamento cirúrgico dos nódulos na tireoide.

A cirurgia pode envolver a retirada da glândula (tireoidectomia) e de eventuais linfonodos da região do pescoço que possam estar acometidos (esvaziamento cervical).

Com o suporte e orientação de especialistas, objetiva-se aforma mais segura e com a maior chance de sucesso na cura completa e controle da doença.

Resumindo as informações:

1. A partir do momento que é detectado um nódulo na tireoide, deve-se procurar o especialista correto.

2. Lembre-seque após a detecção de um nódulo na tireoide, pela maior chance de benignidade, há uma chance muito grande de se necessitarAPENASde acompanhamentomédico.

3. Nos casos cirúrgicos, com o tratamento correto, consegue-se alta chance de cura e deselevar uma vida normal.

Para conhecer melhor o atendimento do Dr. Hugo Luz, acesse agora a área principal do site.

Para saber mais, acesse o post sobre a cirurgia da tireoide.

(Video) Nódulos na tireoide - Como saber se você tem e como lidar com isso?

Cuide sempre e com carinho da sua saúde!

FAQs

Quais são os sintomas de quem tem nódulo na tireoide? ›

Podemos concluir que o nódulo de tireoide tem sintomas que podem não ser percebidos facilmente. Entretanto, se o mesmo alcançar um tamanho maior, pode causar rouquidão, dificuldade para engolir, dor no pescoço e problemas para respirar.

Onde se localiza o nódulo da tireoide? ›

Localizada na parte inferior da parte frontal do pescoço, a tireoide é uma glândula responsável pela produção de hormônios que desempenham um papel regulador de funções de órgãos como coração, cérebro, fígado e rins. Em algum momento, podem ocorrer alterações em sua estrutura, caracterizando um nódulo.

Qual exame detecta nódulo na tireoide? ›

Em ambos os casos, o ultrassom da tireoide é o exame de imagem que pode ajudar a detectar e diagnosticar tais anomalias. Esse tipo de ultrassom da cervical serve para diagnosticar lesões focais (nódulos), tanto benignos quanto malignos, e avaliar linfonodos (gânglios) e glândulas salivares.

Quais são os sintomas de nódulos na garganta? ›

Nódulo no pescoço, dificuldade para engolir e perda de peso inexplicável podem ser indícios de um tumor. A garganta, assim como a boca, participa da respiração, fala, alimentação e deglutição, contendo vários tipos de células e tecidos nos quais diferentes tipos de tumores podem se desenvolver.

É perigoso nódulo na tireoide? ›

Quando aparece um nódulo, a maior preocupação é o risco de ele ser maligno. Mas, na maioria dos casos, os nódulos da tireoide são benignos. Sabe-se que apenas uma pequena porcentagem de nódulos da tireoide são malignos (câncer)³.

É normal ter nódulos na tireoide? ›

Apesar de não existirem números específicos, os nódulos na tireoide são comuns com o passar dos anos. Quem já passou dos 40 anos tem mais chance de encontrar um nódulo do que alguém com 20 – o que não significa que um jovem não possa ter um nódulo maligno.

Como sentir a tireoide? ›

"Autoexame" da tireoide
  1. Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do "pomo-de-adão”, mais conhecida como "gogó”. ...
  2. Incline a cabeça para trás para que o pescoço fique mais exposto e focalize essa região no espelho.
  3. Beba um gole de água.
  4. Ao engolir, a tireoide sobe e desce.

Como saber se tem algum problema na tireoide? ›

Como saber se tenho algum problema na tireoide?
  1. Pele seca ou então pele avermelhada e úmida;
  2. Intolerância ao frio ou intolerância ao calor;
  3. Fraqueza/desânimo/cansaço;
  4. Depressão;
  5. Coceira generalizada;
  6. Perda de cabelo;
  7. Prisão de ventre;
  8. Aumento ou perda de peso;
28 Jun 2018

Quem tem nódulo na tireoide engorda? ›

O Dr. Alexandre Bezerra dos Santos explica: “O hipotireoidismo não é causado pelo nódulo em si, mas por alterações funcionais da glândula como um todo. Em outras palavras, o que faz a pessoa ganhar peso não é a presença do nódulo especificamente.”

Quando a tireoide vira câncer? ›

O câncer de tireoide ocorre quando tumores, também conhecidos como nódulos, crescem na tireoide. A maioria dos nódulos (cerca de 90%) são benignos (não-cancerosos), mas aqueles que são cancerosos podem espalhar por todo o corpo e colocar a vida em risco.

O que pode causar nódulos na tireoide? ›

Orlando Parise – Os nódulos da tireoide podem ter causas diversas. Podem ocorrer simplesmente por alterações da arquitetura morfológica da glândula, da forma como estoca os hormônios ou do substrato que usa para produzi-los, como podem ser neoplasias, ou seja, tumores malignos e benignos.

Quando um nódulo na tireoide é preocupante? ›

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

Qual exame de sangue detecta câncer de garganta? ›

Exames de sangue.

Os exames de sangue não diagnosticam o câncer de laringe ou hipofaringe. Ainda assim, podem ser realizados para verificar a função hepática e renal, bem como para avaliar o estado clínico geral do paciente antes de iniciar o tratamento.

Quando desconfiar de um câncer? ›

Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.

Onde se localiza o câncer de garganta? ›

O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte da garganta que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe. Ela inclui a base da língua (a parte posterior da língua), o palato mole, as amígdalas, os pilares, as paredes laterais e posterior da garganta.

Qual exame de sangue detecta câncer de tireoide? ›

O exame de tsh é muito importante para avaliar a saúde da tireoide, sendo capaz até mesmo de auxiliar na detecção do câncer.

O que não pode comer quando tem nódulo na tireoide? ›

Evite alimentos que prejudicam a tireoide
  • Soja. Esse grão é um ingrediente encontrado na composição de mais de 60% dos alimentos industrializados, seja na forma de proteína, óleo, lecitina, entre outros. ...
  • Açúcar e farináceos. ...
  • Óleos vegetais comuns e gordura trans. ...
  • Alimentos industrializados.
12 Dec 2019

O que causa a tireoide é quais são os sintomas? ›

No hipertireoidismo, os hormônios da tireoide apresentam produção em excesso. Como resultado, as funções do organismo começam a atuar mais rápido do que deveriam. Então, o paciente sente agitação, seu coração dispara, o sono piora, o intestino fica desregulado, o suor é excessivo, entre outros sintomas semelhantes.

Como é a vida de quem retira a tireoide? ›

Retirar somente metade da tireoide também pode levar ao aumento do peso, caso a metade que permaneceu não seja capaz de produzir os hormônios de que o corpo necessita. Por isso, além de fazer os exames da tireoide periodicamente, é preciso observar se surgem sintomas relacionados ao hipotireoidismo.

O que pode causar um nódulo? ›

Os nódulos ocorrem quando algum tecido inflama e podem surgir em qualquer camada da pele. O nódulo também é comum em alguns órgãos e glândulas do corpo. A maior parte dos nódulos é benigna, mas alguns podem ser cancerígenos.

Quando é necessário retirar a tireoide? ›

"Quando a tireóide apresenta nódulos volumosos, com sintomas de desconforto local, produção exagerada de hormônios (hipertireoidismo) de difícil controle medicamentoso, ou nódulos suspeitos de malignidade, indicamos o tratamento cirúrgico que pode ser a retirada parcial ou total do órgão, ou seja, a tireoidectomia", ...

O que a tireoide faz no corpo? ›

A Tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço, abraçando a traqueia. Os hormônios produzidos por ela (T3 e T4, triiodotironina e tiroxina, respectivamente) agem em nosso corpo e metabolismo desde a nossa formação fetal até a senilidade.

Quem tem tireoide sente dor de cabeça? ›

Um problema na tireoide como hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios da tireóide) ou hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios da tireóide) pode, frequentemente, desencadear enxaqueca e dores de cabeça, além de uma série de outros sintomas.

Quais os sintomas de uma tireoide inflamada? ›

É a inflamação da tireoide, que pode acontecer por diversas causas que incluem infecções virais, autoimunidade, ou intoxicações por certos remédios. Os principais sintomas são: dor na tireoide, dificuldade para engolir, febre ou calafrios. É o aumento do tamanho da tireoide.

Por que a tireoide inflama? ›

Tireoidite é a inflamação da tireoide, que pode acontecer por diversas causas que incluem infecções virais, como coxsackievirus, adenovírus e os vírus da caxumba e do sarampo, auto-imunidade, ou intoxicações por certos remédios, como amiodarona, por exemplo.

O que é tireoide tem cura? ›

As doenças da tireoide tem cura, sim. Contudo, pode-se compreender como cura uma melhora nas condições de vida, através de um sistema imunológico forte, de um intestino que funciona bem, da disposição para iniciar o dia a dia, da prática de exercícios físicos e do cultivo de uma rotina de alimentação saudável.

Qual é o chá que é bom para tireoide? ›

Um bom remédio caseiro para hipertireoidismo é tomar o chá de erva-cidreira, de agripalma ou chá-verde diariamente porque estas plantas medicinais possuem propriedades que ajudam a controlar a função da tireoide.

Qual o exame que detecta problemas na tireoide? ›

O exame TSH é responsável por avaliar possíveis problemas na tireoide dos pacientes. A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e sua função é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir hormônio T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo.

Qual o nome do médico que cuida de tireoide? ›

O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.

Quem tira a tireoide emagrece? ›

Após a retirada cirurgica da tireoide, é necessário repor o hormônio que seu organismo não está mais produzindo, numa dose fisiológica. Portanto, não se espera que haja perda de peso, pois o tratamento visa restaurar a quantidade normal de hormônio que seu organismo necessita pra manter o equilíbrio.

Quando um nódulo na tireoide é preocupante? ›

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

O que deve evitar quando tem nódulo na tireoide? ›

Mas esse cenário acaba de mudar e traz aos pacientes com nódulo benignos da tireoide uma inovadora alternativa: o procedimento Ablação por Radiofrequência (RFA), uma eficaz alternativa para tratar e reduzir o tamanho dos nódulos benignos, císticos e não-císticos da tireoide.

O que pode causar nódulos na tireoide? ›

Orlando Parise – Os nódulos da tireoide podem ter causas diversas. Podem ocorrer simplesmente por alterações da arquitetura morfológica da glândula, da forma como estoca os hormônios ou do substrato que usa para produzi-los, como podem ser neoplasias, ou seja, tumores malignos e benignos.

Quem tem nódulo na tireoide engorda? ›

O Dr. Alexandre Bezerra dos Santos explica: “O hipotireoidismo não é causado pelo nódulo em si, mas por alterações funcionais da glândula como um todo. Em outras palavras, o que faz a pessoa ganhar peso não é a presença do nódulo especificamente.”

Qual exame de sangue detecta câncer de tireoide? ›

O exame de tsh é muito importante para avaliar a saúde da tireoide, sendo capaz até mesmo de auxiliar na detecção do câncer.

Como são os sintomas da tireoide? ›

Aumento ou perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, sensação de cansaço contínua, entre outros distúrbios, costumam ter algo em comum: são sintomas originados na tireoide. Se você apresenta esses sinais e nunca procurou um endocrinologista, talvez esteja na hora.

Quais são os sintomas de uma tireoide? ›

Já o hipertireoidismo se dá com o excesso da produção dos hormônios da tireoide. Há uma hiperativação do organismo. Nervosismo, irritabilidade, baixa necessidade de sono, taquicardia, transpiração alta e perda de peso são alguns dos sintomas característicos.

Quando a tireoide vira câncer? ›

O câncer de tireoide ocorre quando tumores, também conhecidos como nódulos, crescem na tireoide. A maioria dos nódulos (cerca de 90%) são benignos (não-cancerosos), mas aqueles que são cancerosos podem espalhar por todo o corpo e colocar a vida em risco.

Quando que a tireoide pode virar câncer? ›

Esse tipo de câncer pode ocorrer em qualquer idade, porém há predomínio entre os 30 e 50 anos. É importante ressaltar que nem todos os nódulos que aparecem na ultrassonografia – exame requisitado para realizar o diagnóstico – vão virar câncer e precisam ser extraídos.

Quando o nódulo é preocupante? ›

É importante procurar um médico se notar qualquer nódulo palpável nas mamas. Eles podem indicar tanto a presença de massa benigna quanto a de algum tumor maligno. Os nódulos cancerosos são espessos, compactos, duros e de contornos mal definidos.

Como é a vida de quem retira a tireoide? ›

Retirar somente metade da tireoide também pode levar ao aumento do peso, caso a metade que permaneceu não seja capaz de produzir os hormônios de que o corpo necessita. Por isso, além de fazer os exames da tireoide periodicamente, é preciso observar se surgem sintomas relacionados ao hipotireoidismo.

Quando é necessário retirar a tireoide? ›

"Quando a tireóide apresenta nódulos volumosos, com sintomas de desconforto local, produção exagerada de hormônios (hipertireoidismo) de difícil controle medicamentoso, ou nódulos suspeitos de malignidade, indicamos o tratamento cirúrgico que pode ser a retirada parcial ou total do órgão, ou seja, a tireoidectomia", ...

Como fazer o auto exame da tireoide? ›

"Autoexame" da tireoide
  1. Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do "pomo-de-adão”, mais conhecida como "gogó”. ...
  2. Incline a cabeça para trás para que o pescoço fique mais exposto e focalize essa região no espelho.
  3. Beba um gole de água.
  4. Ao engolir, a tireoide sobe e desce.

Quais são os alimentos que inflamam a tireoide? ›

Evite alimentos que prejudicam a tireoide
  • Soja. Esse grão é um ingrediente encontrado na composição de mais de 60% dos alimentos industrializados, seja na forma de proteína, óleo, lecitina, entre outros. ...
  • Açúcar e farináceos. ...
  • Óleos vegetais comuns e gordura trans. ...
  • Alimentos industrializados.
12 Dec 2019

Qual o exame que detecta problemas na tireoide? ›

O exame TSH é responsável por avaliar possíveis problemas na tireoide dos pacientes. A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e sua função é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir hormônio T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo.

O que é tireoide tem cura? ›

As doenças da tireoide tem cura, sim. Contudo, pode-se compreender como cura uma melhora nas condições de vida, através de um sistema imunológico forte, de um intestino que funciona bem, da disposição para iniciar o dia a dia, da prática de exercícios físicos e do cultivo de uma rotina de alimentação saudável.

Videos

1. Sintomas do câncer de tireoide - Caroço no pescoço? Rouquidão? Dor na garganta?
(Dr Jônatas Catunda - Cirurgia de cabeça e pescoço)
2. O Exame na Tireoide
(tireoidesbem)
3. THYROID NODULE | 6 TRUTHS EVERYONE SHOULD KNOW
(Dr. João Sório Endocrinologista)
4. Como saber se o nódulo na tireoide é benigno ou maligno? Ao vivo respondendo perguntas!
(Dr Jônatas Catunda - Cirurgia de cabeça e pescoço)
5. COMO SABER SE UM NÓDULO DA TIREOIDE É MALIGNO?
(Dr. Marco Seferin)
6. Nódulos de tireoide - Mulheres (25/10/2016)
(Mulheres)

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Barbera Armstrong

Last Updated: 06/28/2022

Views: 6543

Rating: 4.9 / 5 (59 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Barbera Armstrong

Birthday: 1992-09-12

Address: Suite 993 99852 Daugherty Causeway, Ritchiehaven, VT 49630

Phone: +5026838435397

Job: National Engineer

Hobby: Listening to music, Board games, Photography, Ice skating, LARPing, Kite flying, Rugby

Introduction: My name is Barbera Armstrong, I am a lovely, delightful, cooperative, funny, enchanting, vivacious, tender person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.